quarta-feira, 11 de maio de 2011

Brasil, Copa do Mundo e Futebol.

Que brasileiro gosta de futebol, isso todo mundo já sabe. E nós contamos com alguns dos melhores jogadores do mundo, e formamos uma seleção quase imbatível, com um dos campeonatos nacionais mais disputados do globo. Além de tudo isso, já possuímos uma certa infraestrutura em nossos estádios que, apesare de não serem os mais modernos, são sem dúvidas os mais belos e aqueles com o qual é possível o maior contato entre torcida e time.
Porém, nem tudo é um mar de rosas para a organização brasileira da Copa do Mundo. As obras, como já de praxe, seguem atrasadas, e, provavelmente, os orçamentos irão estourar novamente. Porém, essa é apenas a ponta do iceberg. O que mais me intriga, agora, é a falta de comprometimento total com o evento. Evento que irá atrair todas as atrações do mundo por 1 mês, além de dar um demonstrativo do que irá acontecer nos eventos olímpicos 2 anos após.
Os governantes não parecem perceber o quão importante é o evento. Ainda mais: nada no sentido de mudar o vento parece surgir. Os aeroportos, já afogados apenas com o tráfico existente hoje, não serão suficientes, mesmo com a ampliação e os "puxadinhos", os MOT (Módulos Operacionais Temporários), solução temporária e, por certo lado, até inteligente da Infraero. Resta saber até quando essa característica "temporária" irá valer, e temos que tomar cuidados para que não se tornem definitivos.
Além disso, faltam hotéis em quase todas as cidades-sede. Engraçado que cidade como São Paulo e Rio de Janeiro, cidades conhecidamente turísticas, além de outras, serão pegas de calças curtas. Vai faltar muito hotel, o que pode causar preços exorbitantes mais exorbitantes do que os já praticados, e, em um cenário pior, turistas deixarão de vir, pois será inviável, por exemplo, viajar da Alemanha por R$2500 reais gastos em passagens, e um montante bem acima desse com gastos de hospedagens. O Rio já disse que os motéis suprirão a necessidade. Quero ver ter tanta camisinha!
Os estádios...ah, os estádios. Todos atrasados! Corremos o risco de ter uma copa ao som das vuvuzelas britadeiras que ainda estarão reformando os estádios à época da Copa. E daí ouvimos de um certo dirigente da CBF: "A África do Sul conseguiu, nós vamos conseguir". Eu usaria outra frase: "Os japoneses estarão 100% recuperados do terremoto e os estádios estarão 70% prontos"...que decepção!
Todos nós, brasileiros, queremos ainda acreditar que podemos fazer bonito nessa Copa. E realmente podemos. Porém, devemos começar a agir agora! Caso contrário, o fiasco será inevitável. Dentro e fora do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário