terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Brasil e o típico caos do final de ano.



Fim de ano no Brasil, e o que todo mundo quer é pegar uma praia no litoral sul de São Paulo, ou ir conhecer as deslumbrantes praias do Nordeste. Os com maiores posses preferem, talvez um destino internacional. Independente do destino e do meio de transporte, o caos é sempre o mesmo.

Marginais engarrafadas, aeroporto superlotados, ônibus extras e rodoviárias em estado de calamidade. É esse que um turista que vem ao Brasil no final de ano vê. Tudo pode estar as mil maravilhas o ano todo, porém é nessa hora que o "nó" da falta de investimento em infraestrutura aperta de verdade.

E o conformismo dos brasileiros com tal situação é ainda pior. Somos acomodados por natureza, e não por escolha. Afinal, sempre foi assim, de que adianta mudar agora, certo? Não. Errado.

Temos que mudar, exigir de nossos políticos os investimentos necessários em todas as áreas, desde transporte até escolas e hospitais, e não apenas assistir o Jornal Nacional e apenas reclamar para o Bonner.

Mas essa não é uma mudança simples, precisa de anos e de desenvolvimento cultural da população. Creio que ainda veremos muitas vezes as situações como as da foto acima, com completo descaso das autoridades e dos prestadores de serviços.

Enquanto isso, continuamos apenas sendo o Brasil "para inglês ver", enquanto que o nosso povo vê de fato o que acontece por aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário