Como bem devem saber meus leitores, sou fã de carteirinha da aviação, principalmente da civil. Por isso, acesso sites da Infraero e outros blogs de aeroportos semanalmente. Hoje, algo me chamou a atenção no site da Infraero: uma
página especial apenas sobre módulos operacionais. Achei interessante, e segue uma breve descrição do que é um módulo operacional, segundo site da Infraero: "
São soluções de engenharia de construção rápida e segura, com excelente custo-benefício para ampliar a capacidade de terminais de passageiros. Essas estruturas podem ser utilizadas em operações de embarque, desembarque e check-in de passageiros. Os módulos oferecem o mesmo conforto dos terminais convencionais e contam com ar condicionado, isolamento térmico e acústico, longarinas, sanitários, Sistema Informativo de Voos e até estabelecimentos comerciais, como lanchonetes e livrarias."
Colocaram também, abaixo fotos de vários MOP's pelo mundo, como exemplo da inteligente solução da Infraero. Eu, curioso, fui atrás ver onde estes módulos ainda funcionavam. O resultado você confere abaixo.
Austin, EUA (Austin-Bergstrom International Airport)
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A parte circulada em amarelo é o MOP que a Infraero citou em seu site.
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Atualmente o MOP ainda existe em Austin, TX. |
- O que a Infraero não citou em seu site foi que o MOP de Austin foi colocado no aeroporto por uma companhia mexicana de baixo custo, VivaAerobus, sendo exclusiva para o uso desta. Está desativado desde 2009.
Cidade do Cabo, África do Sul (Cape Town International Airport)
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O MOP, novamente, circulado em amarelo, obtido do site da Infraero. |
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Não existe mais nada no aeroporto de Cidade do Cabo.
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Frankfurt, Alemanha
(Frankfurt am Main Airport)
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O MOP de Frankfurt, segundo o site da Infraero. |
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O MOP de Frankfurt ainda existe. |
- O MOP de Frankfurt é usado para embarque em aviões menores que não podem usar os "fingers", e ficam estacionados em áreas remotas.
Seattle, USA (Seattle-Tacoma International Airport)
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O MOP de Seattle, segundo a Infraero. |
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Aparentemente, o MOP de Seattle virou um local de estacionamento dos ônibus que servem o aeroporto. |
Colônia, Alemanha (
Flughafen Köln/Bonn)
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O MOP de Colônia, segundo a Infraero. |
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O MOP de Colônia ainda existe. |
- O MOP de Colônia é utilizado para aeronaves de menor porte, assim como o de Frankfurt, que não podem estacionar em "fingers" e precisam ter seu embarque feito pelo solo.
Munique, Alemanha (Flughafen München)
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MOP's de Munique, segundo a Infraero. |
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Os MOP's de Munique ainda estão lá. |
- Munique tem aproximadamente 60 pontos remotos, e alguns podem ser vistos na parte superior da mesma foto. São "fingers" colocados no chão, com o intuito de proteger os passageiros das intempéries. Soluções inteligentes e muito mais baratas do que a construção completa de um terminal ou de um terminal-satélite.
Paris, França (Aéroport Paris-Charles de Gaulle)
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O local indicado pela Infraero como MOP. |
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Aparentemente o local serve como estacionamento/manutenção de aeronaves,
não sendo indicado em nenhum mapa do aeroporto como local de embarque. |
Bruxelas, Bélgica (Brussel Nationaal)
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O MOP indicado pela Infraero. |
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O MOP ainda se encontra no local. |
- O MOP de Bruxelas é usado, novamente, para aviões de menor porte que não podem usar os "fingers" existentes no aeroporto.
Aeroporto | Movimento Operacional | Capacidade Instalada |
Austin - EUA | 8,693,708 (2010) | 7,700,000 |
Cidade do Cabo - RAS | 8,107,727 (2010) | 14,500,000 |
Frankfurt - Alemanha | 53,009,221 (2010) | 60,000,000 |
Seattle - EUA | 31,227,512 (2010) | 36,000,000 |
Colônia - Alemanha | 9 849 779 (2010) | 12,000,000 |
Munique - Alemanha | 34 721 605 (2010) | 50,000,000 |
Paris - França | 58 164 612 (2010) | 57,000,00 |
Bruxelas - Bélgica | 17 181 000 (2010) | 21,000,000 |
A situação de alguns aeroportos brasileiros com MOP em implantação. (Dados: INFRAERO)
Aeroporto | Movimento Operacional | Capacidade Instalada |
São Paulo - Guarulhos | 26,774,546 (2010) | 24,900,000 |
São Paulo - Congonhas | 15,481,370 (2010) | 17,100,000 |
Brasília | 14,347,061 (2010) | 14,000,000 |
Rio de Janeiro - Galeão* | 12,229,513 (2010) | 17,400,000 |
Manaus* | 2,908,876 (2010) | 6,400,000 |
Campinas | 5,428,986 (2010) | 3,500,000 |
Belo Horizonte - Confins | 7,621,041 (2010) | 5,000,000 |
Rio de Janeiro - Santos Dumont* | 7,805,387 (2010) | 3,600,000 |
Curitiba | 5,769,712 (2010) | 3,500,000 |
*Não tem MOP's em construção.
Nessa pequena demonstração, pode-se analisar a defasagem da maioria dos "hubs" brasileiros, tanto em relação à demanda nacional, quanto em comparação com grandes aeroportos internacionais que aplicaram a técnica do Módulo Operacional Provisório.
Acho que a idéia do MOP é, principalmente, aliviar o terminal principal, para que este possa passar por reformas e ampliações, de forma a atender a demanda daquele aeroporto. Infelizmente, no Brasil, tal ato esta se tornando comum e com outro objetivo, o de suprir décadas de falta de investimentos em no grandes aeroportos.
E os problemas dos aeroportos brasileiros não terminam aí: faltam pistas, pátios, medidas de segurança, "taxiways", estacionamento, enfim, talvez tenhamos que recomeçar do zero...ou começar a investir logo para que não entre em um colapso mais profundo. Mas isto é assunto para outra postagem.
Agradeço a quem teve a paciência de chegar até o fim. Desculpas pela postagem longa, mas o assunto é abrangente e não achei correto dividi-lo em 2 postagens.
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