terça-feira, 13 de setembro de 2011

Módulo Operacional Provisório da Infraero (ou Puxadinho Legal)

Como bem devem saber meus leitores, sou fã de carteirinha da aviação, principalmente da civil. Por isso, acesso sites da Infraero e outros blogs de aeroportos semanalmente. Hoje, algo me chamou a atenção no site da Infraero: uma página especial apenas sobre módulos operacionais. Achei interessante, e segue uma breve descrição do que é um módulo operacional, segundo site da Infraero: "São soluções de engenharia de construção rápida e segura, com excelente custo-benefício para ampliar a capacidade de terminais de passageiros. Essas estruturas podem ser utilizadas em operações de embarque, desembarque e check-in de passageiros. Os módulos oferecem o mesmo conforto dos terminais convencionais e contam com ar condicionado, isolamento térmico e acústico, longarinas, sanitários, Sistema Informativo de Voos e até estabelecimentos comerciais, como lanchonetes e livrarias."
Colocaram também, abaixo fotos de vários MOP's pelo mundo, como exemplo da inteligente solução da Infraero. Eu, curioso, fui atrás ver onde estes módulos ainda funcionavam. O resultado você confere abaixo.


Austin, EUA (Austin-Bergstrom International Airport)
A parte circulada em amarelo é o MOP que a Infraero citou em seu site.
Atualmente o MOP ainda existe em Austin, TX.
  • O que a Infraero não citou em seu site foi que o MOP de Austin foi colocado no aeroporto por uma companhia mexicana de baixo custo, VivaAerobus, sendo exclusiva para o uso desta. Está desativado desde 2009. 
Cidade do Cabo, África do Sul (Cape Town International Airport)

O MOP, novamente, circulado em amarelo, obtido do site da Infraero.
Não existe mais nada no aeroporto de Cidade do Cabo.

Frankfurt, Alemanha (Frankfurt am Main Airport)
O MOP de Frankfurt, segundo o site da Infraero.

O MOP de Frankfurt ainda existe.
  • O MOP de Frankfurt é usado para embarque em aviões menores que não podem usar os "fingers", e ficam estacionados em áreas remotas.
Seattle, USA (Seattle-Tacoma International Airport)

O MOP de Seattle, segundo a Infraero.

Aparentemente, o MOP de Seattle virou um local de estacionamento dos ônibus que servem o aeroporto.

Colônia, Alemanha (Flughafen Köln/Bonn)


O MOP de Colônia, segundo a Infraero.
O MOP de Colônia ainda existe.
  • O MOP de Colônia é utilizado para aeronaves de menor porte, assim como o de Frankfurt, que não podem estacionar em "fingers" e precisam ter seu embarque feito pelo solo.
Munique, Alemanha (Flughafen München)
MOP's de Munique, segundo a Infraero.

Os MOP's de Munique ainda estão lá.
  • Munique tem aproximadamente 60 pontos remotos, e alguns podem ser vistos na parte superior da mesma foto. São "fingers" colocados no chão, com o intuito de proteger os passageiros das intempéries. Soluções inteligentes e muito mais baratas do que a construção completa de um terminal ou de um terminal-satélite.
Paris, França (Aéroport Paris-Charles de Gaulle)
O local indicado pela Infraero como MOP.

Aparentemente o local serve como estacionamento/manutenção de aeronaves,
não sendo indicado em nenhum mapa do aeroporto como local de embarque.

Bruxelas, Bélgica (Brussel Nationaal)
O MOP indicado pela Infraero.

O MOP ainda se encontra no local.
  • O MOP de Bruxelas é usado, novamente, para aviões de menor porte que não podem usar os "fingers" existentes no aeroporto.


AeroportoMovimento OperacionalCapacidade Instalada
Austin - EUA8,693,708 (2010)7,700,000
Cidade do Cabo - RAS8,107,727 (2010)14,500,000
Frankfurt - Alemanha53,009,221 (2010)60,000,000
Seattle - EUA31,227,512 (2010)36,000,000
Colônia - Alemanha9 849 779 (2010)12,000,000
Munique - Alemanha34 721 605 (2010)50,000,000
Paris - França58 164 612 (2010)57,000,00
Bruxelas - Bélgica17 181 000 (2010)21,000,000


A situação de alguns aeroportos brasileiros com MOP em implantação. (Dados: INFRAERO)
AeroportoMovimento OperacionalCapacidade Instalada
São Paulo - Guarulhos26,774,546 (2010)24,900,000
São Paulo - Congonhas15,481,370 (2010)17,100,000
Brasília14,347,061 (2010)14,000,000
Rio de Janeiro - Galeão*12,229,513 (2010)17,400,000
Manaus*2,908,876 (2010)6,400,000
Campinas5,428,986 (2010)3,500,000
Belo Horizonte - Confins7,621,041 (2010)5,000,000
Rio de Janeiro - Santos Dumont*7,805,387 (2010)3,600,000
Curitiba5,769,712 (2010)3,500,000
*Não tem MOP's em construção.


Nessa pequena demonstração, pode-se analisar a defasagem da maioria dos "hubs" brasileiros, tanto em relação à demanda nacional, quanto em comparação com grandes aeroportos internacionais que aplicaram a técnica do Módulo Operacional Provisório.
Acho que a idéia do MOP é, principalmente, aliviar o terminal principal, para que este possa passar por reformas e ampliações, de forma a atender a demanda daquele aeroporto. Infelizmente, no Brasil, tal ato esta se tornando comum e com outro objetivo, o de suprir décadas de falta de investimentos em no grandes aeroportos.
E os problemas dos aeroportos brasileiros não terminam aí: faltam pistas, pátios, medidas de segurança, "taxiways", estacionamento, enfim, talvez tenhamos que recomeçar do zero...ou começar a investir logo para que não entre em um colapso mais profundo. Mas isto é assunto para outra postagem.


Agradeço a quem teve a paciência de chegar até o fim. Desculpas pela postagem longa, mas o assunto é abrangente e não achei correto dividi-lo em 2 postagens.




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